Eu no sul do País te mostro Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e muito mais. 

    A cidade de 7.500 habitantes foi fundada nas bucólicas serras no norte do Estado do Rio Grande do Sul.

    Ametista do Sul tem o privilégio geológico de possuir as maiores jazidas de ametista do mundo, germinadas nas convulsões vulcânicas do Período Cretáceo da Terra ocorrido a 135 milhões de anos atrás.

    Localizada a 450 Km de Porto Alegre e 90 km de Chapecó, divisa com o estado de Santa Catarina, a cidade está em elevado crescimento socioeconômico devido à vasta riqueza mineral extraída e processada.







    Ao lado do fortalecimento da fruticultura especialmente com o cultivo da uva e produção de vinhos.



    Favorecido por estas dádivas da natureza, Ametista do Sul também adotou o turismo como fonte de renda. Atualmente faz parte das Rotas Águas e Pedras, e Gemas & Jóias.

    Possui de fato, características empresariais, culturais, históricas e naturais inusitadas a nível nacional.

    A cidade de Ametista do Sul teve sua origem na década de 1930, por ser uma região de difícil acesso, dada à superfície de seu território totalmente irregular, e na época ter toda sua superfície coberta por uma manta muito fechada quase intransponível.

    Aos poucos foram aparecendo os trilhos no meio daquela densa floresta, trilhos estes que iriam ou ligariam a vários outros povoados, como Irai, Planalto, Barril (Frederico Westphalen) e Rodeio Bonito.

    Nesta mesma época foram descobertas as pedras preciosas, e com elas começaram a chegar as pessoas. Em meados de 1940 já se instalava um pequeno comércio.

    Em frente a este comércio, foi construído um pequeno altar em cima de um tronco de árvore cortado próximo à raiz, dentro de uma caixa de madeira foi colocada a estátua do Arcanjo São Gabriel, assim dando o nome ao lugar até 1992.

    Este altar existe até os dias de hoje e fica localizado em frente ao comércio dos Bassi (Ferragens Bassi). Nesta época começaram a chegar muitas famílias vindas de Caxias do Sul para trabalhar na agricultura, pois a terra era muito fértil, entre elas, famílias de nacionalidade Italiana trazendo com elas suas tradições religiosas.

Também na década de 1950, foi instalada em “São Gabriel” a Escola Rural de 1º Grau Incompleto, a construção da igreja e estradas. Na década de 60, foi transformada em distrito de Iraí, sendo então chamada de São Gabriel do Iraí.

    A antiga capela foi denominada paróquia de São Gabriel pelo bispo João Hoffman (Bispo diocesano de Frederico Westphalen). Em 1964 São Gabriel virou distrito de Planalto, nesta época a agricultura era muito forte, bem como a suinocultura.



    Nos anos 70 a agricultura e a agropecuária foram dando lugar à extração de pedras preciosas como as ametistas e ágatas. Com a instalação de grandes empresas exportadoras em nosso distrito, os negócios começaram a prosperar e também começaram a chegar mais habitantes e máquinas para a exploração destes minérios.

    Nos anos 80 o pequeno povoado que era anos anteriores, começa a dar ares de cidade, com ruas e avenidas bem traçadas e calçadas, com água, iluminação pública, telefone, ginásio de esportes, hospital e etc.

    Nos anos 90, um movimento emancipacionista tornou a vila em município, sob a lei nº 9.570, sancionada pelo governador Alceu Collares em 20 de março de 1992, criando o município de Ametista do Sul, desmembrando dos demais municípios vizinhos as seguintes áreas: 65% de Planalto, 5% de Rodeio Bonito e 30% de Iraí.

    A cidade de Ametista do Sul tem como seu padroeiro o Arcanjo São Gabriel, comemorado dia 29 de Setembro, aniversário do mesmo. O aniversário da cidade, é festejado o no dia 20 março.

    A cada dois anos no mesmo mês acontece a Expopedras, uma feira da indústria e comércio de pedras que proporciona aos seus expositores demonstrarem a beleza e a qualidade das suas pedras, visando fazer bons negócios com o mercado nacional e também internacional no ramo de gemas, joias e capelas, além de divulgar as grandes atrações turísticas de Ametista do Sul e região.


Se gostou do nosso blog, considera compartilhar.


Aproveita e nos siga em nossas redes sociais
Deixe seus comentários e sugestões!

https://ametistadosul.rs.gov.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *