Eu no sul do País te mostro Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e muito mais. 

   


    O município de Anchieta está situado no Extremo Oeste Catarinense, na posição norte. Segundo dados do IBGE, sua área é de 283 quilômetros quadrados o que corresponde a 0,26 % do território do estado de Santa Catarina.



    Sua população estimada em 2016 era de 5.909 habitantes. 


    É localizado no extremo este, na microrregião de São Miguel do Oeste, a 698 km de Florianópolis. O clima é Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 17,8 °C.

    É também a Sede de Comarca, sediando o Fórum da Justiça que atende também o município de Romelândia.

    O acesso pode ser realizado a partir da BR-163 e depois seguir pela SC-305. Outro caminho é pela SC-161, a partir da BR-282.


    O nome do município se deve ao trabalho dos padres Pedro Rubin e Afonso Correia, que na época atendiam a região e passaram pelo território anchietense realizando celebrações.

    Como o trabalho era semelhante ao do Padre José de Anchieta, assim passou a ser denominado o município que foi emancipado em 20 de março de 1963. 

    Antes de ser município, o território anchietense pertenceu a Chapecó, São Miguel do Oeste e Guaraciaba.


    Tem como principais atividades econômicas agricultura, bovinocultura, turismo ao ar livre e fábricas de móveis, fábrica de máquinas para madeiras e peças de caminhão. Teve operações de crédito em 2016 de R$ 71.868.680.

    Teve colonização italiana, que é também a principal etnia. Mas anteriormente aos colonizadores, pelos objetos fósseis encontrados no território de Anchieta, é comprovado que grupos indígenas foram os primeiros povos que viveram de forma seminômade ou usando a natureza anchietense como parte dos caminhos intertribais da época.

    Sediou a Festa Nacional do Milho Crioulo e Sementes Crioulas por vários anos. Atualmente sedia a Expo Anchieta com comércio, shows nacionais e grande público, além de festas locais

    
    Além da agropecuária, responsável pela ocupação de 70% da população economicamente ativa, a exploração da madeira por muito tempo serviu de fonte de renda para o município. 

    A principal lavoura é a de milho. 

    Na pecuária, destaca-se a criação de suínos e de gado de leite.


Se gostou do nosso blog, considera compartilhar.


Aproveita e nos siga em nossas redes sociais
Deixe seus comentários e sugestões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *