| Laguna – Capital da República Juliana Capital da República Juliana, Terra de Anita Garibaldi, de lindas praias, do Tratado de Tordesilhas e dos Sambaquis |
Capital da República Juliana
A República Juliana, cujo nome oficial era República Catharinense Livre e Independente, também ainda conhecida por República Catarinense, durou 4 meses no ano de 1839. Laguna era sua capital. Foi proclamada por David Canabarro e Giuseppe Garibaldi
O tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre os descobridores da América, o Novo Continente. Foi assinado em 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Portugal e Espanha delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola.
Essa linha imaginária passava a 370 léguas de Cabo Verde. O território a oeste da linha ficaria com a Espanha e a leste, Portugal.
De acordo com alguns mapas, o território português no Brasil começava próximo a onde atualmente se encontra Belém, no Pará, e descia em linha reta até perto de Laguna, em Santa Catarina.
Centro Histórico
Porto de Laguna
Anita Garibaldi
Praias de Laguna
O caminho para o Farol de Santa Marta
A fascinante cidade de Laguna abriga muita história. Lá, juntamente com a vizinha Jaguaruna, se encontram as maiores e mais significativas reservas de sambaqui do mundo. Vestígios de um povo pré Colombiano que habitavam estas terras. Estima-se que, entre 2000 anos atrás, podendo chegar 6000 anos atrás.
Se gostou do nosso blog, considera compartilhar. Participa e comenta.
Aproveita e nos siga em nossas redes sociais