Barra Velha é um balneário bastante procurado por veranistas, pela beleza de suas praias, bem como pela sua boa infraestrutura e localização. Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis.
Com aprox. 24 mil habitantes fixos, ela recebe mais de 80 mil visitantes entre dezembro e março. São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central.
Este belo balneário colonizado por açorianos foi considerado o porto de pesca de baleias no início do século XIX.
A região próxima à Barra Velha e hoje conhecida por Armação, era o grande habitat das baleias. A história de Barra Velha inicia aproximadamente a cinco mil anos antes do presente (AP), quando se fixaram na região grupos de caçadores-pescadores-coletadores, também conhecidos como “Homens do Sambaqui”. Mais recentemente, na época do achamento do Brasil, o grupo que ocupava estas terras era de tradição “Guarani”.
Por volta do século XVI Barra Velha passou a ser a porta de entrada de muitas expedições que adentraram para o interior do continente. Através do “Peabiru” (caminho da grama amassada), que iniciava na foz do rio Itapocu, por exemplo, o célebre adelantado espanhol D. Alvar Nunez Cabeza de Vaca atingiu o Paraguai em meados de 1542.
As bases do povoamento inicial do município foram estabelecidas pelos Vicentistas (Bandeirantes), a partir de algumas iniciativas de mineração no rio Itapocu em meados do século XVIII.
Entre 1810 e 1830 começaram a se estabelecer em Barra Velha os primeiros descendentes de imigrantes açorianos, que contribuíram fortemente na constituição demográfica da cidade e no conjunto de manifestações da cultura local.
Em 1842 uma parcela expressiva da população já era constituída de escravos, o que revela a importância do negro na construção da história do município. Na segunda metade do século XIX, por sua vez, outros elementos étnicos como alemães e italianos (em menor número) estão se fixando na região.
Barra Velha tem atualmente 30 mil habitantes, mas no verão chega a receber 80 mil visitantes.
Praticamente do lado da BR 101 Barra Velha está a 65km de Joinville e 124 de Florianópolis.
A pesca ainda é intensa na cidade e se pode comprar peixes frescos diretamente dos pescadores.
Localizado no centro da cidade, A Estátua do Cristo, possui 40 metros de altura e é um a réplica do Cristo Redentor. Do alto pode-se avistar parte da cidade, a Lagoa e a maioria das praias.
A Lagoa de Barra Velha, paralela ao mar, com 6km de extensão, forma uma península de 200m de largura, ótima para a prática de esportes náuticos.
Ao final da Lagoa, pode-se avistar a Barra da Lagoa, encontro das águas do rio Itapocu, da lagoa e do mar, possui dunas de areias e é um local de exuberante natureza e ideal para pesca.
![]() |
Situada a 4 km do Centro, a Ponte Pênsil é um grande atrativo da cidade, segue o estilo da consagrada “Hercílio Luz”.
A ponte oferece um visual belíssimo da lagoa e, ao longe, do centro do balneário. É destinada à travessia de pedestres e ciclistas, e constitui-se em importante ligação entre o mar da Península e o continente, além de impulsionar o mercado imobiliário da região.
![]() |
![]() |
| Playlist do YT de Florianópolis SC |
![]() |
| Playlist do YT de Balneário Camboriú SC |
Se gostou do nosso blog, considera compartilhar
Aproveita e nos siga em nossas redes sociais
Deixe seus comentários e sugestões!
http://www.conhecabarravelha.com.br/









