Eu no sul do País te mostro Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e muito mais. 

    


    Campos Novos é um município brasileiro no oeste do estado de Santa Catarina, Região Sul do Brasil. 



    Pertence à Mesorregião Serrana e Microrregião de Curitibanos e localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 370 km. 

    Ocupa uma área de aproximadamente 1 660 km², e sua população foi estimada em 2021 em 36 861 habitantes, sendo então o 40º mais populoso do estado.

    A região começou a ser desbravada no decorrer do século XVIII, sendo que até então era povoada exclusivamente pelos índios kaigangs. 


    Fundada em 1881, passou por um período de crescimento demográfico no começo do século XX, com a vinda de imigrantes à procura de emprego e de refugiados da Guerra do Contestado. 

    Foi nessa época em que Campos Novos descobre sua vocação agrícola, sendo atualmente um dos principais produtores de alimentos como milho, soja, feijão, trigo e cevada do estado, além de se destacar na pecuária e na apicultura.

    Campos Novos também possui alguns atrativos turísticos de valor cultural ou histórico, como a Igreja Matriz de São João Batista, a Casa da Cultura Coronel Gasparino Zorzi e a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que chega a atrair uma média de 70 mil fiéis. 

    A Usina Hidrelétrica de Campos Novos, construída em 2006, é a responsável pela geração de energia de um quarto de Santa Catarina.


    O ¨Celeiro Catarinense¨, maior produtor de cereais do Estado, preserva suas tradições, e de braços abertos lhe espera, com o carisma e a hospitalidade do povo camponovense.

    O município de Campos Novos pertence à região turística do Vale do Contestado do Estado de Santa Catarina.

    Encontra-se estrategicamente localizado no Planalto Sul, entre os principais entroncamentos das rodovias: BR 282, BR 470, SC 455, SC 458.

    Um destino atraente de múltiplas paisagens, encantador, tranquilo, de ótima qualidade de vida. 




    A cultura do município de Campos Novos é diversificada devido a sua colonização: os portugueses e alemães exercem forte influência na arquitetura; os italianos deixaram como herança a religiosidade, uma característica presente no povo local, manifestada em dois grandes eventos festivos anuais de caráter estadual. 

    A gastronomia típica do município de Campos Novos está atrelada aos tropeiros, conservando o arroz carreteiro, o charque, o revirado de feijão, o churrasco, o chimarrão e o camargo. 

    A comida italiana também se destaca, como as massas, a polenta, o gosto pelas carnes de aves e saladas, além do acompanhamento de vinhos finos de altitude, o qual complementa a gastronomia local. 

    No artesanato local, pode-se destacar o bordado, o crochê, a “bróia”, pintura em tecido, a confecção de ponchos, blusas, cobertores e acolchoados, produzidas com lã de carneiro, bastante úteis nas noites de inverno. 

    Ainda são usadas palhas de milho, trigo, o capim chamado barba-de-bode para confecção de chapéus, cestas, a taquara partida e em seguida trançada para se fazer cestos e balaios. 

    

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *