Eu no sul do País te mostro Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e muito mais. 

    


    Criciúma é um município brasileiro situado no estado de Santa Catarina, Região Sul do país, na mesorregião do Sul Catarinense, microrregião de Criciúma.


    Segundo as estatísticas do IBGE de 2020, conta com 217.311 habitantes, sendo a principal cidade da Região Metropolitana Carbonífera, que possui cerca de 600 mil habitantes, além de ser a cidade mais populosa do Sul Catarinense, a sétima maior população do estado de Santa Catarina e a 22ª da Região Sul do Brasil. 


    Está entre os 100 municípios do Brasil com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado como de 0.788 em 2010, sendo o 76º município mais bem avaliado do país e o 14° mais bem avaliado de Santa Catarina naquele ano. 





     

    A cidade é polo industrial em diversos setores, entre eles: confecção, embalagens, cerâmico, plástico e descartáveis, metalmecânico, extração do carvão mineral, construção civil e material gráfico. 


    

    Com a sede em Criciúma, a Rede Angeloni é a maior rede de supermercados de Santa Catarina e a 14ª maior do país, segundo ranking da ABRAS possui 30 lojas espalhadas por Santa Catarina e Paraná, o maior hipermercado da rede está localizado em Florianópolis. 

    Além de possuir três shopping centers, no setor de serviços – saúde e educação – destaca-se com três hospitais, duas unidades de atendimento 24 horas, a Universidade do Extremo Sul Catarinense, Instituto Federal de Santa Catarina e outras sete faculdades. 

    Conhecida por ser a capital brasileira do carvão e do revestimento cerâmico, no seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do país. 

    A Mina de Visitação Octávio Fontana permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Colonizada por italianos, a cidade recebeu também poloneses, alemães, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento.


Conheça a Mina Octávio Fontana

       A Mina de Visitação Octávio Fontana, é uma atração turística de Criciúma, no Brasil. Seu trajeto conta parte da história da extração carbonífera do município. O espaço de 15 mil metros quadrados localizado no bairro Naspolini abrigava a antiga Mina São Simão, que funcionou até 1994.



 


     Carinhosamente chamado de “Majestoso”, o estádio Heriberto Hülse é o local onde o Criciúma Esporte Clube manda suas partidas. Foi inaugurado em 16 de outubro de 1955, com uma partida entre Comerciário e Imbituba, onde a equipe imbitubense levou a melhor, vencendo por 1 a 0.


    No início, o gramado foi projetado ao contrário do que é hoje, sendo uma das goleiras voltadas para o portão principal. Foi o goleiro do Comerciário, Mário, que alertou a diretoria. Naquela posição o sol atrapalharia os zagueiros e o goleiro a qualquer hora do dia. O Heriberto Hülse é um dos principais palcos esportivos do estado de Santa Catarina.

    O único estádio de futebol de SC, com completa cobertura para os torcedores. Já abrigou competições de nível internacional, como a Copa Libertadores da América de 1992, ano em que foi completamente adaptado para competição. 

    


  

  Atualmente, tem capacidade para 19.225 torcedores, em decorrência de uma adequação as normas do estatuto do torcedor.

    


Se gostou do nosso blog, considera compartilhar.


Aproveita e nos siga em nossas redes sociais
Deixe seus comentários e sugestões!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *