Eu no sul do País te mostro Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e muito mais. 

    Cidade dos Príncipes, Manchester Catarinense, Cidade das Bicicletas, Cidade das Flores e finalmente Cidade da Dança.


    
    Não faltam títulos a Joinville, cidade da chuva. kkkkk



Joinville foi fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colon. 

    


    A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas.



    

    As terras faziam parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França).


    A chegada dos imigrantes à região foi possível depois de o príncipe ceder, em 1849, oito léguas de área para a Sociedade Colonizadora Hamburguesa, de propriedade do senador Christian Mathias Schroeder.


    Os primeiros colonizadores chegaram às terras brasileiras dois anos depois, juntando-se a portugueses e indígenas já estabelecidos na região.

    Localizado na região norte do estado de Santa Catarina, Joinville tem uma população, conforme estimativas do IBGE de 2021, de 604 708 habitantes, sendo a maior cidade do estado.


    


    Maior do que a capital Florianópolis, sendo a terceira mais populosa cidade da Região Sul do Brasil.    

    Somente atrás apenas de Porto Alegre e Curitiba (da qual é distante apenas 130 quilômetros, sendo assim, mais próxima da capital paranaense do que a do próprio estado). 

    Possui uma área de 1 127,946 quilômetros quadrados. 

 Pertence à Microrregião de Joinville e à Mesorregião do Norte Catarinense e é sede da Região Metropolitana do Norte/Nordeste Catarinense.

    

    Conforme o último censo, aproximadamente 1,34 milhão de habitantes, assim sendo, a mais populosa região metropolitana do estado de Santa Catarina.


Se gostou do nosso blog, considera compartilhar.


Aproveita e nos siga em nossas redes sociais
Deixe seus comentários e sugestões!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *