| Catedral Angelopolitana na Praça Pinheiro Machado |
Santo Ângelo RS – A capital das Missões
As missões jesuíticas na América eram chamadas de reduções. A partir de 1580 os jesuítas espanhóis fundaram diversas reduções que tinham por objetivo evangelizar os nativos e integrá-los ao Império Espanhol.
Neste contexto, foram fundadas diversas reduções na Argentina, Paraguai e também no noroeste do Rio Grande do Sul, sob domínio espanhol.
A redução de Sant´Angel Custódio foi fundada em 1706.
Em 1750, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Madri que definiu uma linha de demarcação entre as terras espanholas e portuguesas na América do Sul.
O Tratado de Madri estabelecia o Rio Uruguai como divisa entre os dois países. Veja o Rio Uruguai 👇 neste short
Assim, estas reduções deveriam ser desmanteladas, pois estavam a leste do Rio Uruguai, terras portuguesas, e deveriam migrar para oeste do Rio Uruguai, terras espanholas. 👇
Os jesuítas entregaram o controle das missões em 1754, porém, liderados pelo cacique Sepé Tiaraju ¨herói guarani missioneiro rio grandense¨, os índios guaranis recusaram -se a sair. Inicialmente obtiveram sucesso.
Mas em 1756, uma força combinada de 3000 soldados portugueses e espanhóis, na Batalha de Caiboaté, pós fim a revolta ao matar 1511 índios guaranis tendo apenas 4 baixas.
A redução foi destruída em 1756 e este período ficou conhecido como as Guerras Guaraníticas também chamada de Guerra dos Sete Povos.
A região ficou abandonada por quase cem anos. E, no final do séc. XIX, imigrantes alemães, italianos, poloneses ocuparam a região.
| Praça Pinheiro Machado |
“TEKO SA’ Y MBA’ EJOJA ÑOPEHENGUE REKO”
significa: Povo liberto é um povo fraterno”.