Eu no sul do País te mostro Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e muito mais. 

    Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul. 


    Com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.

    Em 1760 foi elevado a condição de Freguesia para, em 1809 passar a Vila e, em 03 de abril de 1811 foi instalado o Município de Santo Antônio da Patrulha que recebeu essa denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa. 

    Simultaneamente, Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, receberam a mesma condição formando assim os quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. 

    As origens desse povoado remontam à própria história do Estado. Com a fundação da Colônia de Sacramento em 1680, cresce o interesse dos colonizadores portugueses em povoar e defender o território meridional do Brasil. Por volta de 1736 é aberta por Cristóvão Pereira de Abreu a Estrada dos Tropeiros. 

    Devido ao contrabando de gado que passava por essa estrada, surgiu um “Registro” ou “Guarda”, mais tarde chamada “Patrulha”. 

    Essa fiscalizava e cobrava impostos dos rebanhos que passavam por ali e seguiam para Sorocaba e Minas Gerais. Esse aquartelamento, é responsável por parte do nome do município, que antes se chamava Guarda Velha de Viamão. 














http://www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br/pmsap/historia-do-municipio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *