![]() |
A serra Gaúcha está localizada no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Os primeiros cerros, elevações de pouca altitude, com menos de 400 metros do nível do mar, começam a ser observados a nordeste de São Francisco de Assis.
Estendem-se para leste, já com maiores elevações, em direção a Jaguari, norte de São Vicente do Sul, norte de São Pedro do Sul, Santa Maria, Agudo e, a partir daí, se estendendo por completo.
A área era habitada por indígenas caingangues desde tempos imemoriais, mas estes foram desalojados violentamente pelos bugreiros abrindo espaço, no final do século XIX, para que o governo do Império do Brasil decidisse colonizar a região com uma população europeia.
Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto e alemães da região do Hunsrück, cruzaram o mar e subiram a serra Gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.
Assim sendo, tem acentuada influência alemã e italiana, é grande produtora de uvas e vinho, se destaca pela sua indústria e tem forte vocação turística
A região das serras é dividida em três regiões culturais: a região gaúcha, a alemã e italiana.
Região gaúcha
Campos de Cima da Serra
Foi a única região das serras que não sofreu a influência dos imigrantes europeus.
Aqui a cultura gaúcha permanece predominante, se assemelhando à região dos pampas.
Em cidades como Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, fábricas de couro e características gaúchas, como a criação de gado e a vida no campo são marcantes, completadas pela paisagem, formada pelos cânions de Itaimbenzinho, Fortaleza e Malacara.
Região Campos de Cima da Serra:
- Bom Jesus
- Cambará do Sul
- Campestre da Serra
- Ipê
- Jaquirana
- Monte Alegre dos Campos
- Muitos Capões
- Pinhal da Serra
- São José dos Ausentes
- Vacaria
Região Alemã
Hortênsias
A região alemã, também chamada de Região das Hortênsias, engloba cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Guarda diversos aspectos da colonização alemã.
Os primeiros grupos de imigrantes chegaram da Alemanha na primeira metade do século XIX, porém, a colonização efetiva aconteceu na década de 1850, parando nas encostas das serras.
Os imigrantes que aqui chegaram, em sua imensa maioria, eram alemães, oriundos da Renânia (Hunsrück), da Pomerânia, Saxônia, Baviera, Prússia e Boêmia.
Pelo fato de a maior parte dos imigrantes ter vindo do Hunsrück, o dialeto que prevaleceu foi o Hunsrückisch.
Ainda hoje, existem muitos falantes da língua alemã nas serras, principalmente nas localidades do interior, embora a maioria hoje em dia fale apenas o português.
Além da influência no idioma, os descendentes de alemães preservam as festas e hábitos alimentares, com destaque para o café colonial.
Região Hortênsias
- Canela
- Caxias do Sul
- Gramado
- Nova Petrópolis
- Picada Café
- São Francisco de Paula
Região italiana
Uva e Vinho
A região italiana, também chamada de “Pequena Itália”, engloba cidades como Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Caxias do Sul.
Caxias do Sul é a cidade mais populosa da região, mas foi em Farroupilha o ponto de partida da colonização italiana.
Esta principiou em 1875, quando ali chegaram os primeiros imigrantes italianos, famílias de Stefano Crippa, Tommaso Radaelli e Luigi Sperafico, sendo considerada o berço italiano do Rio Grande do Sul.

A produção de uva e vinho, trazida pelos imigrantes, se expandiu por toda a região, tornando-se a base da economia da região italiana do Rio Grande do Sul.
Os colonos italianos também trouxeram pratos típicos, que hoje formam a culinária tradicional da região: pratos como sopa de capelete, galeto, polenta frita, radiche com bacon, salada de maionese e massas em geral

Região Uva e Vinho
- André da Rocha
- Antônio Prado
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Coronel Pilar
- Cotiporã
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Guaporé
- Marau
- Monte Belo do Sul
- Nova Alvorada
- Nova Araçá
- Nova Bassano
- Nova Pádua
- Nova Prata
- Nova Roma do Sul
- Pinto Bandeira
- Protásio Alves
- Santa Tereza
- Santo Antônio do Palma
- São Marcos
- São Valentim do Sul
- Serafina Corrêa
- Veranópolis
- Vila Flores
- Vila Maria
- Vista Alegre do Prata