Eu no sul do País te mostro Santa Catarina, o Rio Grande do Sul e muito mais. 

 

    Os primeiros habitantes que viveram na região sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, norte do Uruguai e nordeste da Argentina), antes da chegada dos portugueses, foram os índios Carijós, Minuanos e Charruas.

  
Parque Estadual da Guarita – Pontezinha

 Entre os anos de 1600 e 1640, estima-se que cerca de quinhentos mil índios viviam no sul do país, que gradualmente desapareceram devido a doenças, escravidão e constantes batalhas.







    Pela documentação existente dos indígenas do litoral, pode-se saber que os carijós eram dóceis e interessados. Por isso, havia um grande comércio entre os paulistas que vinham para o sul em busca de escravos e os caciques. Entre os índios, os negociadores mais famosos foram o cacique Tubarão que deu origem à cidade de Tubarão e o cacique Maracanã.

 

    Pouco depois, a região estava sendo despovoada de índios. Sabe-se que no ano de 1700, quando os pescadores chegaram à costa, quase não encontraram índios.

    Torres deve o seu nome à existência de três grandes montes que se encontram à beira-mar:

Torre Norte – Morro do Farol (Colina do Farol)
Torre Central – Morro das Furnas
Torre Sul – Junto à Praia da Guarita

    Torres é uma das cidades mais antigas do Estado. Vista do Alto do Tocão

    Era usado pelos índios carijós de Santa Catarina e pelos índios charruas do Rio Grande do Sul, que usavam a picada em suas trocas comerciais, margeando os pântanos dentro das Torres, da Praia Grande à Praia de Itapeva.


    Torres está localizada a 197 km de Porto Alegre e 280 km de Florianópolis.

    Limita-se ao sul com os municípios de Dom Pedro de Alcântara e Arroio do Sal, ao norte com o estado de Santa Catarina, a oeste com Mampituba e a leste com o Oceano Atlântico. 


    A cidade tem uma população de aproximadamente 40.000 habitantes, dos quais 10.000 pessoas vivem em áreas rurais e no verão, o número chega a 300.000 habitantes.

    Tem uma densidade de 147,75 habitantes/km².

    O acesso é feito vindo da BR-101 entrando na Av. Castelo Branco👇


     e também pela rota turística RS-389 (mais conhecida como Estrada do Mar)👇 , na qual caminhões e ônibus não podem circular.


Se gostou do nosso blog, considera compartilhar
Aproveita e nos siga em nossas redes sociais
Deixe seus comentários e sugestões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *