Urussanga foi fundada em 26 de maio de 1878, quando aqui chegaram os primeiros imigrantes italianos oriundos das regiões do Vêneto, Lombardia, Friuli e Trentino, todas do norte da Itália.
Embora fosse apenas um Núcleo da Colônia Azambuja (fundada em 25 de abril de 1877), Urussanga logo transformou-se no maior centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos do sul de Santa Catarina.
Atualmente o município é uma forte referência da cultura tradicional italiana no estado, para a qual desenvolve inúmeras atividades culturais com o objetivo de resgatar, preservar e difundir, sempre mais, valores da herança cultural dos seus antepassados italianos.
Neste sentido, Urussanga caracteriza-se pela produção artesanal de referência cultural, danças e canções típicas, saborosa e diversificada gastronomia típica italiana, além de destacar-se na produção de vinhos, espumantes e sucos de excelente qualidade, tendo obtido, inclusive, a primeira IG (Indicação Geográfica) para os produtos da emblemática uva Goethe.
Entre outros destaques, Urussanga é conhecida como “Capital Estadual do Bom Vinho”.